Como melhorar o concreto usando aditivos?
Por Maurício L G Garcia – Doutor em engenharia e consultor técnico do Master Builders Solutions

Certamente a resposta para se obter um melhor desempenho do concreto passa pela seleção rigorosa e pelo correto proporcionamento dos seus constituintes. Neste processo, um dos principais objetivos é a redução da quantidade de água utilizada. Isso permite aumentar a resistência e melhorar a durabilidade do concreto. Além disso, torna possível baixar a quantidade de cimento utilizado, reduzindo o custo financeiro e o impacto ambiental. Para isso, usamos os aditivos redutores de água.

Outro ponto importante de melhoria nos concretos que é obtido com o uso de aditivos é o aumento do tempo de trabalhabilidade. Isso é fundamental uma vez que o tempo entre a produção do concreto e o seu uso efetivo vem aumentando, seja pela distância entre a concreteira e a obra, ou em função do tráfego, sobretudo nas grandes cidades. Com esse intuito, utilizamos aditivos retardadores ou controladores de hidratação.

Demanda importante, a velocidade de construção, exige que o concreto apresente ganhos de resistências nas primeiras horas, como por exemplo em indústrias de pré-moldados e nas construções em paredes de concreto. Neste caso, podemos utilizar os aditivos aceleradores.

A preocupação crescente com os recursos naturais tem motivado o uso racional de materiais, onde recursos anteriormente descartados são aproveitados com êxito na produção do concreto. O que antes representava um desafio, hoje é superado com o uso de aditivos, como por exemplo, o uso de incorporadores de ar, ou modificadores de viscosidade para a correção de agregados com curvas granulométricas deficientes. Outro exemplo interessante é o uso de aditivos específicos para tratamento de agregados contaminados com argilas.

Esses são apenas alguns dos aditivos existentes. Existem diversos outros exemplos onde o uso dos aditivos é essencial para o sucesso. Consulte o fabricante de aditivo de sua confiança e se informe.

Quer saber mais sobre aditivos para concreto, acesse o Manual clicando aqui
A série de Newsletters sobre aditivos é uma iniciativa da Câmara de Fabricantes de Aditivos do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). A ADITIBRAS é membro dessa associação e tem o imenso orgulho de estar participando ativamente da elaboração de conteúdo técnico para a disseminação de conhecimento sobre os aditivos químicos para concreto.