Aditivos químicos para concreto: sua obra mais sustentável!

Por Ana Paula Andrade – Engenheira Química, Mestre em Polímeros e gerente de pesquisa e desenvolvimento na Aditibras

A construção civil é uma grande consumidora de insumos e uma grande geradora de resíduos. Por isso, não é à toa que o conceito de sustentabilidade venha sendo tão amplamente discutido nos processos construtivos. Aplicada à produção de concreto, que é o segundo material mais consumido pela humanidade, a sustentabilidade conta com a ajuda dos aditivos químicos para racionalizar a utilização dos insumos e viabilizar o uso de materiais alternativos.

O novo Manual de Aditivos para Concreto apresenta os requisitos de desempenho dos aditivos definidos pela norma do setor, a ABNT NBR 11768-1:2019. A avaliação desses parâmetros permite compreender como os aditivos podem tornar o concreto mais sustentável. Nesse sentido, destacam-se os redutores de água dos tipos 1 e 2, pois estes precisam reduzir, respectivamente, um percentual mínimo de 8 e 15% de água, que é uma substância fundamental para a vida humana.

Esses aditivos também têm a função de promover a melhora no desempenho mecânico do concreto. Dessa forma, pode ocorrer uma redução da quantidade de cimento consumida no traço de concreto. É fato que o processo produtivo do cimento emite uma quantidade significativa de CO2. Logo, a redução do consumo de cimento diminui, indiretamente, a pegada de carbono do concreto.

O uso de insumos de fontes naturais, como a areia de rio ou de cava submersa, é outro ponto delicado na fabricação do concreto, pois a exploração excessiva desses recursos interfere negativamente no meio ambiente. Nesse caso, existem opções de agregados alternativos, como a areia artificial, que tem o seu uso viabilizado pela ação de aditivos especiais para essa finalidade.

Por fim, é importante salientar que a soma dos benefícios proporcionados pelo uso dos aditivos contribui para a durabilidade do concreto. Desse modo, insumos e recursos financeiros são gastos de forma mais sustentável na construção de estruturas de concreto, que podem ser usufruídas tanto pela sociedade no presente quanto pelas gerações futuras.

Quer saber mais sobre aditivos para concreto, acesse o Manual clicando aqui
A série de Newsletters sobre aditivos é uma iniciativa da Câmara de Fabricantes de Aditivos do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). A ADITIBRAS é membro dessa associação e tem o imenso orgulho de estar participando ativamente da elaboração de conteúdo técnico para a disseminação de conhecimento sobre os aditivos químicos para concreto.